Laranjeiras

Voltar

Pontos Turísticos do Bairro     Utilidades Públicas do Bairro

Embora um bairro tipicamente residencial, Laranjeiras é um bairro da Zona Sul de classe média-alta, relativamente extenso e diverso, no ponto de vista geográfico, a Rua das Laranjeiras é a artéria aorta desse bairro, que começa no Largo do Machado e termina nas imediações do Túnel Rebouças, já com outro nome: Rua Cosme Velho.

No século XIX, foram surgindo, na região, chácaras rústicas e luxuosas ocupadas por fidalgos, homens ricos e movidas a trabalho escravo. A presença da Princesa Isabel no palacete da Rua Guanabara, atual Pinheiro Machado, contribuiu para o seu crescimento haja vista que o principal caminho de acesso ao palacete imperial, atual Palácio Guanabara, era a rua Paissandu, que pela Princesa foi ornamentada por palmeiras imperiais, existentes até os dias de hoje.
Em 1880 a região sofreu grande transformação com a implantação da Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, instalada na Rua General Glicério, fazendo surgir os primeiros comerciantes.

A Fábrica funcionou até 1938,  trazendo ao Bairro as primeiras vilas operárias. Os bondes elétricos, criados pela Companhia Jardim Botânico, que iam até ao local conhecido como a Bica da Rainha, no Cosme Velho.

Com a construção de uma linha de trem a partir do atual Cosme Velho, chegando ao Hotel das Paineiras e finalizando no Corcovado, o bairro tornou-se caminho de passeio turístico obrigatório, sendo reconhecido internacionalmente, dando origem a Estação da Estrada de Ferro do Corcovado, com suas características históricas e arquitetônicas, merecendo a preservação dessa ambiência e qualidade do espaço local.

É uma das vizinhanças mais antigas da cidade, iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca, que descia do Corcovado,  no atual Silvestre.  Por isso, o bairro também  era anteriormente conhecido como de "Vale do Carioca". Na parte mais baixa do vale, haviam grandes números de laranjeiras, também originando o nome do bairro Laranjeiras.

Cosme Velho e Laranjeiras ainda guardam o charme dos Bairros marcados pelo passado e foi o endereço de nobres, escritores, compositores e pessoas ilustres, como Machado de Assis, Villa-Lobos, Cecília Meirelles, Portinari, Oscar Niemeyer e Roberto Marinho. Estão situados no bairro o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, o Palácio Laranjeiras e o Parque Guinle.


Fotos do Bairro

Pontos Turísticos

Casa Rosa

Ponto vital na historia do Bairro das Laranjeiras e nas estórias de muitos que tiveram sua iniciação nos famosos quartos da Casa Rosa. Este casarão foi construido no início do século com o objetivo de agradar aos prazeres da alta sociedade, mantendo assim um padrão de qualidade em sua arquitetura e detalhes como azulejos portugueses e pinturas em azulejo ainda em exposição na casa, atendiam plenamente a todos os comerciantes, políticos e coronéis que por ali passavam.

O cabaré funcionou como casarão de luxo até meados dos anos 80, onde viu seu declinio e consequente encerramento de suas atividades, deixando senhores saudosos e divertidas lembranças de muitos que se emocionam ao entrar na casa atualmente. No fim dos anos 90 começaram a se realizar eventos de Forró e samba que recuperava e criava um novo público carente de atividades culturais no bairro das laranjeiras. Festas como o Xote Coladinho e o Pessoas do Século Passado geraram amigos e colaboradores para uma nova fase de criação de um Centro Cultural, que oficializou suas atividades em 2004.

Várias reformas foram feitas para atender melhor o público em geral, porém mantendo o padrão da arquitetura e respeitando o conceito e valor histórico do casarão. A Casa Rosa atende a todos os tipos de público através de suas diversas atiividades e programação. Durante a semana recebe moradores do bairro e pessoas da comunidade local para suas oficinas e cursos de dança, música e artes das mais diversas, além de eventos de poesia nos fins de tarde e saraus. Nos fins de semana tem uma agenda que conta com programação variada, de samba, forró, rock, mpb, chorinho além de musica regional em eventos que reunem pessoas de todas as idades.

Site:
www.casarosa.com.br

Entrada necessária com documento original com foto.

(21) 2557-2562
Rua Alice, 550 - Laranjeiras
 Ver Mapa

Casas Casadas

No coração de Laranjeiras está uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade, foi erguida em 1883 pela família Leal. O conjunto é um exemplar único de residência multifamiliar do século XIX, análogo aos edifícios residenciais atuais.

As Casas Casadas tinham originalmente seis unidades residenciais  autônomas,com rés do chão e mais três pisos, 14,60m de frente por 43,60m de fundos em centro de terreno. A área útil é de 2.400 metros quadrados.
A arquitetura é neoclássica, privilegiando a simetria na composição, segundo dois eixos ortogonais, com grande unidade formal entre as fachadas principais (frente, fundos e as laterais).

A cobertura em telhas de cerâmica, do tipo francesa, é arrematada por lambrequins sob os beirais, marcando os eixos da composição. Os umbrais de granito guarnecem as esquadrias de madeira e vidro.

O pé direito alto, a posição das escadas no centro das unidades e a tiragem natural do ar, em conjunto com a iluminação obtida através das clarabóias de vidro, contribuem para o conforto térmico e a boa aeração dos aposentos.

Finalmente, em dezembro de 1996 a Prefeitura adquiriu o imóvel e realizou as obras de estabilização. A essas se seguiram os trabalhos de restauro.

Hoje, estão ocupadas pela música, pela literatura e ótima gastronomia. O complexo inclui uma ampla e agradável livraria, loja de CDs e DVDs com palco para shows e intensa programação, além de um charmoso bistrô, com direito a terraço. O bairro agradece, já que era um dos poucos da Zona Sul a não oferecer opção para esse tipo de programa que, nos últimos anos, caiu no gosto do carioca.

Ao entrar, o visitante encontra a livraria. Clara e confortável, tem acervo de Literatura Brasileira e Estrangeira, História, Filosofia, Poesia, Psicanálise e Literatura Infanto-Juvenil, além de livros de gastronomia.
O espaço oferece um cantinho exclusivo para pequenos leitores. Ainda no primeiro piso, está a loja de CDs que possui uma invejável variedade de música brasileira, aí incluído repertório independente, além de uma seleção de discos importados de jazz e música clássica. A loja também conta com palco e uma das melhores acústicas da cidade. A programação regular de quarta a sábado é eclética e apresenta bandas de jazz, MPB, chorinho e samba. Aos domingos, a prioridade é do público infantil que já bate ponto por lá e forma platéia para os eventos que têm sempre entrada franca.
Um pequeno café compõe o ambiente e oferece boas opções num cardápio de comidinhas. E ainda: logo teremos a inauguração de duas modernas salas de cinema.

Rua das Laranjeiras nº 307 e / ou Rua Leite Leal nºs 11, 19, 29, 33 e 45
 Ver Mapa

Palácio Laranjeiras (Residêncial Oficial do Governador)

Construído entre 1909 e 1913, o palacete era a residência da família Guinle, que era dona de todo o parque que leva o nome da família (Parque Guinle). Após a morte de Eduardo Guinle em 1941, a família começou a negociar a propriedade com o governo da União e em 1947 o Presidente Dutra concluiu as negociações adquirindo somente o palacete para destiná-lo a hospedar visitantes ilustres e chefes de estado em visita ao Brasil.

Passou à administração federal, tendo sido utilizado como residência oficial da presidência por Juscelino Kubitschek (1956-1961), que não quis permanecer no Palácio do Catete após o suicídio de Getúlio Vargas (1954). Com a conclusão do Palácio da Alvorada, inaugurado em 1958 em Brasília, Kubitschek deixou Laranjeiras.

Inaugurada a nova capital em 1960, o Palácio Laranjeiras passou para a administração estadual, tornando-se residência do governador do estado da Guanabara até 1975, quando foi assinada a Lei complementar número 20 para fundi-lo com o estado do Rio de Janeiro.

Desde então, foi utilizado como residência do presidente da República durante suas visitas ao Rio de Janeiro e para recepções diplomáticas. Entretanto, neste meio-tempo, diversos governadores fluminenses preferiram utilizar a residência da Gávea Pequena. Dentre os seus visitantes ilustres, destacam-se os ex-presidentes Charles de Gaulle, da França, e
Harry Truman, dos Estados Unidos da América, e o Papa João Paulo II.

Em 2001, o Palácio Laranjeiras foi objeto de uma ampla campanha de restauração, envolvendo restauradores, historiadores, museólogos e pesquisadores, que lhe procederam a recuperação de pinturas, pisos e móveis. Ao final dessa intervenção, o governo do Estado abriu as portas do palácio para visitas, guiadas por estudantes de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As visitas.

Desde de 2007 está, novamente, fechado ao publico. O imóvel encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O acervo do palácio compreende pinturas de Frans Post, uma réplica do piano que pertenceu à rainha Maria Antonieta da França, mosaicos de mármore e de cerâmica com aplicações de ouro 24 quilates, esculturas e mobiliário fino.

É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Hoje o Palácio Laranjeiras é a residência Oficial dos governadores eleitos do Estado do Rio de Janeiro.

Localiza-se no bairro de Laranjeiras dentro do Parque Guinle.

(21) 2299-5689
Rua Paulo Cesar de Andrade Nº 407 - Laranjeiras ( Parque Guinle )
 Ver Mapa

Praça São Salvador

A Praça São Salvador, fica localizada no Bairro das Laranjeiras faz divisa com o bairro do Flamengo e é muito póxima ao Largo do Machado, uma espécie de divisor de bairros, ou até, a praça que une todos eles. 

A Rua São Salvador tem incício na Rua Marques de Abrantes cruza toda a Praça com o mesmo nome São Salvador e termina na Rua Ipriranga, já do outro lado temos a Rua Esteves júnior que tem início na Rua Ipiranga e o final na Rua Conde de Baependi, que fica a alguns metros do metro Largo do Machado.

É umas das praças mais democráticas do bairro, já que ali se transformou num reduto não só da Boemia, mas também para frequentadores de todas as idades desta região.

Encravada no meio de vários bairros a Praça São Salvador cria um cenário diferenciado nos finais de semana para seus frequentadores.

Ali podemos encontrar mães com seus pequenos filhos, a seleta Turma do Chorinho e uma rapaziada que se reune para bater papo, paquerar e tudo isso num clima alegre e muito familiar.

O Chorinho batizado de Arruma meu Coreto acontece aos domingos de 11h as 13h no coreto da Praça e faz uma irreverência ao bloco de carnaval que já existia alí fazendo do coreto o seu ponto de encontro, também conhecido como Bagunça meu Coreto, irreverências a parte o local é palco de uma boa música, um bom papo, feiras de artesanato, regado a um delicioso Chopp gelado, e um cardápio diferenciado encontrado nos bares e restaurantes ao redor da Praça. 

Praça São Salvador
 Ver Mapa

Utilidades Públicas

INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos

O INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) é o centro nacional de referência na área da surdez, no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação. Foi a primeira instituição, nesta área, do Brasil.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, subordinado ao Ministério da Educação - MEC, tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito as suas diferenças.

Centro de Referencia Nacional na Área da Surdez, presta assessoria técnica nas seguintes áreas: prevenção à surdez, audiologia, fonoaudiologia, orientação familiar, orientação para trabalho e qualificação profissional, artes plásticas, dança, biblioteca infantil, Língua de Sinais, informática educativa, atendimento à múltipla deficiência (sempre aliada a surdez), prevenção às drogas, experiência educacional bilíngüe, ensinos fundamental e médio e ações para a cidadania (palestras sobre temas atuais). Também promove anualmente, Seminário Nacional / Congresso Internacional que falam sobre temas relevantes na área da surdez, alem de publicações semestrais de revistas e periódicos de cunho técnico e cientifico.

No Centro de Referencia, encontra-se o colégio de aplicação onde são atendidos alunos surdos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além de educação formal, os alunos recebem atendimento especializado nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

Os cursos profissionalizantes e estágios remunerados capacitam os surdos para sua inserção no mercado de trabalho. O Projeto do Centro de Atendimento Alternativo florecer, atende alunos matriculados nos segmentos da escolaridade formal do CAP/INES que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou outros comprometimentos, como também a crianças e jovens com múltipla deficiência que vêm em busca de escolaridade. Arte e esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos.

Fax:
(21) 2285-7692

Site:
www.ines.gov.br

(21) 2285-7597 (21) 2285-794 (21) 2285-7546
Rua das Laranjeiras, N 232 - Laranjeiras
 Ver Mapa

IPP - Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

O Instituto Pereira Passos, IPP, é uma autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Dentre suas atribuições destacam-se:
Elaboração, planejamento e coordenação das diretrizes estratégicas para o desenvolvimento econômico;
implantação de projetos estratégicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;
produção de informações estatísticas, geográficas e cartográficas da Cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto Pereira Passos tem sua origem na Fundação RioPlan. Criada em 1979 e posteriormente transformada em Empresa Municipal de Informática e Planejamento, a IplanRio desempenhava atividades de informática, planejamento urbano, projetos urbanísticos, produção de estatísticas gerenciais, além de ser responsável pela base cartográfica do Município do Rio de Janeiro.

Em 1998, a empresa IplanRio foi desmembrada e continuou responsável pela área de macroinformática da Prefeitura.

As funções relativas ao planejamento urbano e à produção de informações gerenciais e cartográficas do município passaram para o novo Instituto Pereira Passos - IPP.

Em 2009, o Decreto 30.914, de 27 de julho, alterou as competências do IPP, passando a área de Projetos Urbanos para a Secretaria Municipal de Urbanismo e acrescentando às competências do IPP a implantação de projetos estratégicos da Prefeitura.

Endereço:
Rua Gago Coutinho, 52/6º andar, Laranjeiras

Site:
http://www0.rio.rj.gov.br/ipp/

Saiba mais sobre o IPP:
www.rio.rj.gov.br/ipp/noticias/nota_056.htm

(21) 2555-8000
Rua Gago Coutinho, 52 - Laranjeiras
 Ver Mapa

IV Região Administrativa de Laranjeiras

IV Região Administrativa atende à população da Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Botafogo e Humaitá, nos mais diversos aspectos, tais como serviços ligados ao Ministério do Trabalho, IPTU, Defensoria Pública entre outros.

Núcleo do Ministério do Trabalho
Atendimento 8h às 16h. Telefones de contato: 2553-1355 e 2553-2213.

IPTU 
Serviços relacionados ao imposto predial e territorial urbano. Atendimento 9h às 16h, telefone 2553-1643.

Defensoria Pública
Atendimento às segundas, terças e quartas-feiras a partir das 13h, com distribuição de 30 senhas para atendimento.

IV ADMINISTRAÇÃO REGIONAL
Rua Moura Brasil, 23
Laranjeiras
CEP 22231-200

Email:
ra04botafogo@rio.rj.gov.br

Atende os seguintes bairros: Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá e Laranjeiras. 

(21) 2553-5638 (21) 2553-5630 (21) 2551-6622
Rua Moura Brasil, N 23 - Laranjeiras
 Ver Mapa

Maternidade Escola

A Maternidade-Escola da UFRJ foi fundada em 18 de janeiro de 1904 com o nome de Maternidade do Rio de Janeiro e sua finalidade principal era a de assistir às gestantes e às crianças recém-nascidas das classes menos favorecidas do nosso estado. Sua importância no ensino da Obstetrícia, no Brasil, foi base para a formação dos cursos de pós-graduação em níveis de mestrado e de doutorado. Atualmente, a Maternidade-Escola oferece assistência a gestantes e a recém-nascidos de alto risco.

Dispõe de ambulatórios/pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, genética pré-natal, medicina fetal (com os mais modernos procedimentos propedêuticos e terapêuticos nesta área) e de follow-up para recém-nascidos prematuros, como também presta assistência e incentivo ao aleitamento materno, funcionando em regime interdisciplinar.

A Maternidade-Escola funciona 24 horas por dia e conta com um moderno Centro Obstétrico, UTI Neonatal, Banco de Leite Humano, Alojamento Conjunto e Enfermarias Mãe-Canguru, assim como serviços de apoio (laboratório de análises clínicas e de patologia). Vale salientar o seu pioneirismo na introdução dos métodos biofísicos na Obstetrícia do Brasil, como a ultra-sonografia e a doplerfluxometria.

A maternidade funciona 24h por dia. 

 E-mail: matesc@me.ufrj.br

(21) 2285-7935 (21) 2205-9064
Rua das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras. Cep: 22.240-001.
 Ver Mapa

T.R.E ( Tribunal Regional Eleitoral )

O Tribunal Regional Eleitoral é o órgão que junto com o Tribunal Superior Eleitoral, os Juízes Eleitorais e as Juntas  Eleitorais  formam  a  Justiça Eleitoral Brasileira. O TRE-RJ é o órgão competente para cuidar das questões eleitorais no Estado do Rio de Janeiro.
Há um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal.

Nas imediações de nossos bairros temos um posto do TRE que fica localizado nas esquinas da Rua Tavares de Lira, com a Rua Conde de Baependi, que são responsáveis pelo atendimeto dos bairros:
FLAMENGO
LARANJEIRAS
COSME VELHO
BAIRRO DE FÁTIMA
E SANTA TERESA

O Posto de Atendimento (Tribunal Regional Eleitoral) funciona de 11:00 h as 19:00 h

Site do TRE:
www.tre-rj.gov.br

(21) 2245-9551
Rua Tavares de Lira Nº 128 esquina com a Rua Conde de Baependi
 Ver Mapa

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - Criado em de 2 de julho de 1856. A corporação, que sempre está pronta para socorrer a população, e é tida como o lar de verdadeiros heróis, salvando vidas e, muitas vezes, arriscando a própria vida.
O nosso bairro conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros (Destacamento 1/1 Catete/Laranjeiras).

Em caso de emergência ligue para 193.

Rua São Salvador, Nº 4 - Laranjeiras
 Ver Mapa

Correios / Laranjeiras

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sempre tem uma agência próximo para atender a população:'


Agência Laranjeiras, Rua Mário Portela, N 16
Atendimento de 9h às 17h de segunda à sexta e de 9h às 13h aos sábados.

(21) 2556-0646
Rua Mário Portela, Nº 16 - Laranjeiras
 Ver Mapa

Correios / Pça.São Salvador (Laranjeiras)

CORREIOS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sempre tem uma agência próximo para atender a população:'


Atendimento de 9h às 17h de segunda à sexta-feira e sábado de 9h às 13h. Telefone (21) 2556-5472.

 

Praça São Salvador, N 1
 Ver Mapa

Instituto Nacional de Cardiologia

Localizado em um prédio de 20 mil m² no bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) oferece serviços diferenciados na investigação diagnóstica e no tratamento das doenças cardiovasculares. Com base no nível de excelência desses serviços, no ano de 2000, o Instituto tornou-se um Centro de Referência do Ministério da Saúde para a realização de treinamento, pesquisa e formulação de políticas de saúde.

Fundação: Originário do antigo Hospital Nossa Senhora das Vitórias, foi fundado em 1973 com o nome de Hospital de Clinicas de Laranjeiras, vinculado ao Instituto Nacional de Previdência Social, foi instalado no número 374 da Rua das Laranjeiras, onde funcionava a Casa da Comerciária.  Em maio de 2000, torna-se Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras, vinculado diretamente ao Ministério da Saúde, pela portaria ministerial 473, publicada no Diário Oficial n° 92-E, de 15 de maio de 2000.

Atividade Principal: Cardiologia de Alta Complexidade Serviços Assistência (Prevenção, Diagnóstico, Tratamento Clinico-Cirúrgico das afecções Cardiovasculares e Reabilitação); Ensino; Pesquisa.


Site: http://www.inc.saude.gov.br/

(21) 2285-3344 (21) 2225-7699
Rua das Laranjeiras, Nº 374
 Ver Mapa

Conselho Tutelar da Zona Sul (Laranjeiras)

É um órgão autônomo, responsável pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tendo como
principal atribuição fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 131 da lei nº 8.069,
de 13 de julho de 1990. Aplica medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que os direitos
forem ameaçados ou violados, por ação ou omissão da sociedade ou do estado.

 Funciona de segundas a sexta-feira das 9h às 17h, exceto quinta-feira,
quando o atendimento é a partir do meio-dia.

atendimento 24h pelo telefone 9634-8190 

email: ctzonasul@bol.com.br
 

(21) 2551-5143 (21) 2544-8295
Rua Moura Brasil, 20 Laranjeiras
 Ver Mapa


midialocal.com - Todos os direitos reservados

Página Inicial Perfil da Empresa Serviços História dos Bairros Midia Local TV Eventos Contato