Largo do Machado

Voltar

Utilidades Públicas do Bairro

Entre os bairros do Catete, Flamengo e Laranjeiras situa-se o Largo do Machado, o qual, realmente, é reconhecido como ponto de referência  daqueles bairros, cadastrado na Prefeitura do Rio de Janeiro como um subcentro do Catete.
Na praça que dá nome a localidade encontra-se a estação do Metrô, com o mesmo nome da praça – Largo do Machado. Ali encontramos um grande espaço de lazer, com vasta visão de árvores das mais variadas espécies, antigas palmeiras imperiais e belo jardim. É bastante utilizada para eventos culturais artísticos, folclóricos, bem como espaço amplamente utilizado para feiras de artesanato e de livros, sendo ponto de referência para descanso e lazer das pessoas da terceira idade, além dos stands de floricultura e do comércio informal.

No seu entorno existe vasto corredor gastronômico, com destaque para pizzarias, restaurantes, adegas, choperias e sorveterias, bem como um comércio de serviços variado e os prédios mistos, abrigando residências, escritórios, consultórios, laboratórios, além de instituições financeiras.
O Largo do Machado passou por diversas mudanças, principalmente de nomes, desde o tempo da colonização.

Quando foi fundada a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565, ali existia um grande terreno alagadiço, tendo sido denominado Lagoa do Suruí e depois, Lagoa da Carioca, em função do Rio Carioca que ali desaguava para formar  um delta, seguindo vários caminhos, ou vertentes . Após aterramento passou a ser denominado Campo das Pitangueiras, depois Campo das Laranjeiras e  mais tarde ser o Campo ou Largo do Machado e,  a partir de 1843, passar a se chamar Praça da Glória, após a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória. A partir do falecimento do General Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias - Patrono do Exército Brasileiro, passou a se chamar Praça Duque de Caxias, para final e definitivamente voltar a ser conhecida por um dos anteriores nomes; Largo do Machado.

Mas as estórias com o nome do Largo do Machado ainda persistem. Algumas, explicam ser uma homenagem a Machado de Assis. Entretanto, em 1843, quando o então Campo ou Largo do Machado mudou de nome para Praça da Glória, o famoso escritor estava ainda com quatro anos, visto ter nascido em 1839. Também com grande probabilidade o Sr. Antônio Vilela Machado tenha sido  o “padrinho” do logradouro por ter (Machado) como sobrenome. Mas a estória mais plausível e divulgada conta que o nome advém do fato de que quando o local ainda se chamava Lagoa do Surui, ali se estabeleceu um açougueiro que, já antecipando a mídia visual - tão comum em nossos tempos – para divulgar o seu negócio colocou à porta do estabelecimento de comércio um enorme machado, simbolizando a natureza de suas atividades. Lagoa aterrada, comércio extinto, perduraram as estórias...

O Largo do Machado é um dos locais da Cidade Rio de Janeiro que ainda mantém muito da sua origem, com identidade arquitetônica e os traços da boemia do Rio Antigo, tão decantado e retratado na literatura dos grandes mestres escritores, principalmente por Machado de Assis.
 


Utilidades Públicas

Detran - ( Posto de Vistoria - Machado de Assis )

O serviço de emplacamento, que sempre foi um ponto nevrálgico, foi descentralizado em 1996. Para isso, foram criados postos de vistoria em diferentes pontos da cidade e contratados universitários, a fim de agilizar o atendimento e acabar, definitivamente, com os intermediários - conhecidos como "zangões", que durante anos foram um suplício, tanto para os proprietários de veículos, quanto para os funcionários sérios, que queriam fazer o seu trabalho e sempre encontravam grandes burocracias e quase sempre criandas juntos com exigências e solicitações de gente estranha ao Departamento. Nos postos, o usuário tem acesso aos serviços diversos oferecidos pela autarquia, com marcação de hora, local e data previamente acertados por telefone ou via internet.

Os serviços oferecidos por estes postos de vistoria são:
Emplacamento
2ª via do CRV
1ª vistoria do veículo
Vistoria anual veicular
Comunicado de venda do Veículo
entre outro...

 

DETRAN (Serviço de Atendimento ao Cliente) 3460-4042
DETRAN (Disque Habilitação) 3460-4041
DETRAN (Disque Vistoria) 3460-4040

Rua do Catete Nº 325 ( Esquina com a Rua Machado de Assis )
 Ver Mapa

Correios / Largo do Machado

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sempre tem uma agência próximo para atender a população:'


Agência Largo do Machado N 35
Atendimento de 9h às 17h de segunda à sexta.  

(21) 3235-6810 (21) 3235-6811
Largo do Machado Nº 35
 Ver Mapa

Detran Habilitação e Identificação Civil

Embora tenha ampliado seus horizontes nesses últimos anos, o Detran não perdeu de vista uma das suas mais importantes tarefas: a área de habilitação. Além de selecionar e aprovar os candidatos à motorista aptos a dirigir e emitir documentos de habilitação e identificação civil, o órgão ainda administra vários modelos diferentes de carteiras de habilitação para poder atender às exigências das mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos. Para o controle e análise do arquivo de todos os processos de habilitação, a Diretoria de Habilitação do Detran-RJ possui um arquivo geral para instruir, complementar informações, recorrendo à pesquisa em antigas fichas de motoristas, livros de atas, microfilmes e até CDs-ROM.
Atualmente procede, também o serviço de identificação civil, serviço este procedido anteriormente pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco  ( IFP ). 

 

DETRAN (Serviço de Atendimento ao Cliente) 3460-4042
DETRAN (Disque Habilitação) 3460-4041
DETRAN (Disque Vistoria) 3460-4040

Rua Machado de Assis N º 80 ( Largo do machado )
 Ver Mapa


midialocal.com - Todos os direitos reservados

Página Inicial Perfil da Empresa Serviços História dos Bairros Midia Local TV Eventos Contato